A SAÚDE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: Novos rumos, mesmos direitos!

Você está visualizando atualmente A SAÚDE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: Novos rumos, mesmos direitos!
A crise sanitária trazida pelo surgimento do novo Coronavírus atingiu um dos pilares mais importantes do SUS, a participação social.
A participação da comunidade na saúde é um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal. Essa discussão em conjunto se dá através das Conferências Municipais de Saúde.
Tais mobilizações são fundamentais para que a gestão conheça os anseios da população para o sistema público de saúde através das propostas apresentadas.
De acordo com a orientações do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais não será possível realizar a Conferência Municipal de Saúde até que cesse o estado de emergência em saúde pública decretado no país.
Diante da impossibilidade de instituir esse espaço democrático de participação a gestão 2021-2024 constituiu uma equipe multiprofissional para revisar as metas da V Conferência Municipal de Saúde de Rio Vermelho e construir o Plano municipal de Saúde 2022-2025 que será apresentado e discutido junto ao Conselho Municipal de Saúde para posterior aprovação.
Foram 6 oficinas de planejamento com foco na construção do Plano Municipal de Saúde. A gestão 2021-2024 agradece a todos os envolvidos no processo e tem certeza que junto faremos um SUS cada vez mais forte em nosso município.