COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Você está visualizando atualmente COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Nesta segunda-feira, 12 de abril, teve início em todo o Estado de Minas Gerais a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza.

O QUE É GRIPE INFLUENZA?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão sendo responsável por elevadas taxas de hospitalização.
O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Tipo A

Os vírus influenza do tipo A são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, tais como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

Tipo B

Os vírus tipo B Infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

A CAMPANHA 2021

A estratégia de vacinação contra gripe (influenza) foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999 com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população elegível.

A vacinação é considerada uma das medidas mais seguras e eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe sendo disponibilizada de forma gratuita pelo SUS.

Em 2021, a campanha de vacinação contra a gripe acontecerá no período de 12 de abril a 09 de julho de 2021 sendo dividida em 3 fases que contemplarão os grupos definidos pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

As ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a gripe (influenza) e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente da Covid-19 (SARS-CoV-2).

tabela 1 3

POR QUE SE VACINAR?

A vacina contra a Gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, óbitos e as suas consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença. A vacinação contra a Gripe (Influenza) também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

A VACINA DE GRIPE PROTEGE CONTRA O CORONAVÍRUS?

Não! A vacina de gripe protege contra o vírus Influenza evitando casos graves e mortes causados por ele, mas NÃO oferece nenhuma imunização contra o Coronavírus.

POSSO TOMAR VACINA DE GRIPE E DE COVID-19 AO MESMO TEMPO?

Não! Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Ou seja, se tomar a vacina contra a Influenza, espere 14 dias para tomar a da Covid-19. Se tomar primeiro a da Covid-19, 1ª ou 2ª dose, espere mais 14 dias para tomar a da Influenza.

Por isso, é importante que você leve o seu cartão de vacinas no dia em que for se vacinar para ajudar no controle do profissional de saúde.

VACINAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

As ações de imunizações continuam a ser importantes para a proteção contra a Influenza (gripe) e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente da covid-19.

Ao se dirigir a um posto de saúde para se vacinar, não esqueça de levar o cartão de vacinação, utilizando a máscara respeitando todas as medidas de distanciamento social.

Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/gripe